A CAPITAL RECEBERÁ BRASIL X ITÁLIA

Pretória, capital do Governo da África do Sul, será o cenário do o aguardado confronto entre Brasil e Itália, no próximo dia 21, pela última rodada do grupo B da Copa das Confederações. A cidade, dedicada em boa parte a atividades administrativas, é sede também de várias embaixadas e conta com a maior universidade do país. Tem mais de dois milhões de habitantes, e está situada em uma área de depressão, 1.214 metros acima do nível do mar, no noroeste da África do Sul. Durante a primavera, a "cidade dos jacarandás", se tinge de cor púrpura. A periferia é também um importante centro industrial. Pretória tem o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, atrás apenas de Johanesburgo e Cidade do Cabo. A sede do Executivo sul-africano serviu de cenário para os principais eventos políticos do país, dos quais se destaca o histórico discurso de Nelson Mandela como primeiro presidente negro da nação.

Tradicionalmente, o rugby é o esporte com maior número de adeptos na cidade, de onde vêm o Blue Bulls, equipe de renome internacional que conquistou o Super 14, torneio disputado pelos 14 melhores times do mundo. Pretória já formou vários dos melhores jogadores de futebol do país e, entre as equipes destacadas da cidade se encontra o Mamelodi Sundowns, que quebrou o recorde da liga profissional sul-africana ao ganhar o título nacional cinco vezes seguidas, de 1988 até 1992. O estádio Loftus Versfeld, cujas instalações originais foram construídas em 1906, fica na região central. Com capacidade para 45 mil espectadores, também abrigará jogos da Copa do Mundo de 2010. No estádio, todas as partidas da primeira fase serão do grupo B e, depois do confronto entre Itália e EUA no dia 15 de junho, chegará a vez do Brasil entrar em campo: contra os americanos, no dia 18, e contra os italianos, no dia 21. Para o confronto de nove títulos mundiais é esperado o maior público de toda a competição.

A bola da Copa das Confederações homenageia a Àfrica do Sul

Com design diferenciado, a Adidas homenageia o país-sede do torneio com as cores vibrantes da bandeira nacional da África do Sul. A Kopanya, que tem o significado de unir, é construída por quatorze gomos que utilizam tecnologia Thermal Bounded, ligação térmica em que os gomos da bola são colados, ao invés de costurados.

Nenhum comentário

Patrocinadores

Patrocinadores